Carregando...

150 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO A MÃE ABADIA
Cadastre-se

EXPLICAÇÃO DO BRASÃO DO SANTUÁRIO ARQUIEPISCOPAL E BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DA ABADIA DE ÁGUA SUJA ROMARIA-MG, ARQUIDIOCESE DE UBERABA-MG.

22/11/2023

Chamamos de Heráldica a arte de descrever, explicar os significados das cores e símbolos presentes em um Brasão. A Heráldica divide-se em Nobiliárquica e Eclesiástica, esta última é muito utilizada pela Igreja para transmitir e ressaltar os mistérios e elementos de sua  história e de sua fé aos fiéis. O Brasão do Santuário Arquiepiscopal e Basílica Menor de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, teve o cuidado e zelo de manter os elementos do Brasão criado para a elevação da Matriz de Água Suja à dignidade de Santuário Episcopal, conforme decreto do primeiro bispo de Uberaba-MG, o Conde Dom Eduardo Duarte Silva em 18 de dezembro de 1908. Por ocasião da elevação do Santuário a Basílica Menor, título este concedido por S.S. o Papa Francisco em 04 de abril de 2023, fez-se necessário adequá-lo conforme as regras heráldicas vigentes.
O formato do ESCUDO em PALA remete-nos ao povo português que colonizou o Brasil e nos trouxe a devoção a Nossa Senhora da Abadia. No centro do Escudo encontramos outro bem menor que recebe o nome de ESCUDETE, é o Brasão de D. Eduardo, bispo que criou o Santuário. À esquerda (Dextra) vemos a representação do padroeiro da Paróquia de Romaria-MG, o DIVINO ESPÍRITO SANTO e seus sete raios ou sete dons. À direita (Sinistra) destaca-se a figura da imagem milagrosa de NOSSA SENHORA DA ABADIA DA ÁGUA SUJA, revestida de sol, coroada de doze estrelas e com a lua debaixo dos pés, cf. Ap 12, 1. Estes elementos querem enfatizar que a Senhora da Abadia é celebrada no dia em que a Igreja ensina que Maria foi elevada ao céu de corpo e alma no mistério de sua gloriosa Assunção em 15 de agosto. Na parte exterior do Brasão vemos os elementos que indicam que este santuário é também uma Basílica Menor, ou seja, é uma extensão do Vaticano. 
As CHAVES PONTIFÍCIAS CRUZADAS  e unidas por um cordão vermelho, representam a autoridade do sucessor de São Pedro: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus." cf. Mt 16:19. A chave de ouro, faz referência ao poder espiritual celeste; a chave de prata, simboliza a autoridade espiritual do papa sobre a Terra.
O GONFALONE ou OMBRELINO que é uma espécie de guarda sol utilizada antigamente para proteger o Papa nas celebrações campais, hoje representa o território de uma Basílica que está sob a jurisdição de Roma. A cor amarela e vermelha são comumente associadas ao papado e as suas possessões. 

AS CORES

Azul- AZURE: simboliza a justiça, o cuidado pela doçura, a lealdade, a inocência, a boa reputação e a piedade. Na Heráldica Eclesiástica é a cor da divina sabedoria e da pureza virginal de Nossa Senhora.
Vermelho- GULES: simboliza a fortaleza, os bons cuidados, a valorozidade, a fidelidade, a alegria, a honra, a ousadia e a vitória. Na Heráldica Eclesiástica, é a cor do preciosíssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, do sangue dos mártires e do fogo descido do céu no dia de Pentecostes.

OS ESMALTES

O ouro- OR: também representado pela cor amarela, indica o mais nobre dos metais, simboliza também o reflexo da luz celeste.
A prata- ARGANT: reflete a pureza, a fé, a proteção, o favor e a integridade.


Adequação Heráldica do já existente Brasão do Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja para o Brasão do Santuário Arquiepiscopal e Basílica Menor e sua Descrição Heráldica: Professor Leonel Martins de Araújo com a colaboração do Designer Gráfico Danilo Alves Júnior e do Analista de Informática Jeferson Bueno.

Veja Mais

NOSSA LOCALIZAÇÃO: PRAÇA DA MATRIZ, 131 - CENTRO, ROMARIA - MG, 38520-000 | TELEFONE: (34) 3848-1125