Carregando...

150 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO A MÃE ABADIA
Cadastre-se

Aconteceu nesse ultimo domingo dia 28/05/2023 à 43º Encontro de Congados, Moçambiques, Marujos e Catupés em Romaria, MG: Celebrando a Tradição e a Devoção

29/05/2023

Em meio às belas paisagens do interior de Minas Gerais, no município de Romaria, uma celebração especial acontece anualmente: o Encontro de Congados, Moçambiques, Marujos e Catupés. É um evento que une tradição, fé e cultura, marcando a devoção do povo mineiro e resgatando a história e os costumes de seus antepassados.

Há mais de quatro décadas, essa festividade tem encantado moradores e visitantes, reunindo grupos de diferentes regiões do Brasil, que compartilham o mesmo amor pela cultura afro-brasileira e pela manifestação de suas raízes. O encontro é um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e movimentos que enchem o coração de todos que participam.

Os congadeiros, vestidos com trajes típicos ricamente adornados, entoam cânticos tradicionais, acompanhados por instrumentos musicais como tambores, atabaques e chocalhos. Os moçambiques, com suas roupas coloridas e chapéus enfeitados, demonstram destreza em suas danças, evocando a coragem e a força dos antigos guerreiros africanos.

Os marujos, com seus uniformes de marinheiros e suas coreografias animadas, relembram a época dos grandes navegadores e exploradores. E os catupés, com suas máscaras e movimentos teatrais, representam personagens folclóricos, transmitindo alegria e descontração ao público.

Durante o encontro, as ruas de Romaria ganham vida e se transformam em um verdadeiro cenário de celebração. As casas são enfeitadas com bandeiras coloridas, as barraquinhas de comidas típicas oferecem delícias da culinária mineira, e a fé se faz presente nas orações, nas procissões e nas missas realizadas na igreja local.

Além das apresentações dos grupos, o encontro também promove debates, palestras e oficinas que visam preservar e disseminar a cultura afro-brasileira, valorizando sua importância histórica e sua contribuição para a formação da identidade brasileira. É uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento dos laços comunitários.

Ao longo dos anos, o Encontro de Congados, Moçambiques, Marujos e Catupés em Romaria tem se consolidado como um evento de grande relevância cultural, atraindo não apenas os amantes das tradições afro-brasileiras, mas também pesquisadores, estudiosos e curiosos que desejam conhecer e vivenciar essa riqueza cultural de perto.

Veja Mais

NOSSA LOCALIZAÇÃO: PRAÇA DA MATRIZ, 131 - CENTRO, ROMARIA - MG, 38520-000 | TELEFONE: (34) 3848-1125